A História Do Java
Em 1991 um grupo de empregados da empresa Sun Microsystems iniciaram um projeto chamado Green liderado pelo engenheiro James Gosling. O objetivo desse projeto era desenvolver para pequenos dispositivos eletrônicos de consumo com o PDA (Personal Digital Assistant).
Com o intuito de desenvolver programas portáteis para diversos dispositivos, a equipe teve a ideia de desenvolver um sistema operacional que permitiria executar seus programas em diversos tipos de equipamentos. O sistema operacional desenvolvido foi chamado de GreenOS e a nova linguagem foi chamada de Oak (carvalho) em referência a um carvalho que ficava em frente a janela do escritório onde o chefe de projeto James Gosling trabalhava.
Com o sistema operacional e uma interface gráfica prontos, a equipe desenvolveu um PDA chamado de Star7. Em 1993 uma oportunidade apareceu para o grupo Green, a empresa FirstPerson procurava propostas de sistemas operacionais e tecnologia de video sob demanda, o qual seria possível aplicar o Star7, mas, a FirstPerson optou por escolher a tecnologia de uma empresa chamada Silicon Graphics. Então a Sun abandonou o foco nos dispositivos eletrônicos e decidiu se voltar para a internet que vinha crescendo.
O nome da linguagem foi mudada de Oak para Java, em homenagem a uma ilha na Indonésia de onde provinha o café que a equipe de James costumava tomar em uma cafeteria da cidade, pois o nome Oak já estava registrado para outra tecnologia.
Em 1995 não existia muita interatividade nas páginas da web, apenas conteúdo estático eram exibidos. Então a Sun viu uma oportunidade e anunciou o ambiente java, o que possibilitou interatividade nas páginas web, gerando aceitação em navegadores populares e padrões tridimensionais como o VRML (Virtual Reality Modeling Language - Linguagem de Modelagem para a Realidade Virtual).
Em 2009, a Oracle ofereceu US$ 7,4 bilhões pela compra da empresa Sun Microsystems e a proposta foi aceita. Essa aquisição deu à Oracle a propriedade de vários produtos, incluindo o Java e o sistema operacional Solaris.
Java é uma linguagem orientada a objetos, portável, segura, dinâmica, interpretada, tipada, distribuída e independente de plataforma. Java é de uso versátil, hoje utilizada em inúmeras aplicações, de internet das coisas a inteligência artificial.
Enfim, esses foram os pontos principais relacionados a linguagem Java desde seu início.
O que achou? Sabe de mais algum ponto importante na história do Java? Comenta ai!
Espero que tenham gostado e tirado um bom aproveito, até a próxima!
Comentários
Postar um comentário